segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Resenha do Filme: O nome da Rosa

Professora Rita de Cássia Maskell Rapold
Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia
Por: Ana Cláudia Serra Passos, Antonicler Rêgo, Fábio Moura Santos, Juliana Jesus Costa de Oliveira, Jorgeane dos Santos Alves, Mônica Regina Luz Barbosa, Rosemary dos Santos de Jesus, Tatiana Maria Rodrigues de Almeida

Annaud Jean Jacques. Filme: O nome da Rosa, 130 min., Globo Vídeo e Produções.
Realizador, argumentista e produtor francês nascido a 1 de Outubro de 1943, em Draveil, Essonne. Antes de enveredar pela Sétima Arte, estudou literatura na Sorbonne. Foi considerado um realizador invulgar, que aceitou o desafio de levar às telas Der Name der Rose (O Nome da Rosa, 1986), adaptação do livro de Umberto Eco, protagonizado pelo carismático Sean Connery (César do Melhor Filme Estrangeiro em 1987)

A história do filme Em nome da Rosa acontece na Idade Média. Nesta época, a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía muitos terrenos, influenciava nas decisões políticas dos reinos, interferia na elaboração das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade. 
Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições que fossem contrárias aos seus dogmas. Quem desrespeitasse ou questionasse alguma decisão imposta pela igreja eram perseguidos e punidos.
O filme se passa num mosteiro, que na época mantinha o maior acervo de livros em sua biblioteca. Livros estes que guardava os segredos cristãos, e eram poucos os monges que tinham autorização para freqüentá-la.
Pessoas começaram a morrer nesta biblioteca sempre com o mesmo aspecto, língua e dedos roxos. Então, um monge Franciscano e Renascentista, interpretado por Sean Conery foi chamado para investigar a motivação desses crimes, o que acaba resultando no Tribunal da Santa Inquisição.
Na Idade média se retoma o pensamento de Santo Agostinho, um dos últimos filósofos antigos e o primeiro dos medievais, que fará a mediação da filosofia grega e do pensamento do início do cristianismo com a cultura ocidental que dará origem à filosofia medieval, a partir da interpretação de Platão e o neoplatonismo do cristianismo.
Santo Agostinho estabelece que os cristãos devam tomar da filosofia grega tudo que for importante para o desenvolvimento da doutrina cristã. É na biblioteca que estão os livros que falam da verdade, e que por isso são proibidos de serem manuseados. Livros que não estão interpretados no contexto do cristianismo medieval, uma ameaça a doutrina.
William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante complicado, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo, o Grão-Inquisidor, chega no local pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Verificou-se que quem desobedecesse às regras seria severamente punido e neste caso quem manuseasse os livros, cujas páginas estavam envenenadas, morreria. Então, aquele que profanasse a determinação de “não ler o livro”, morreria antes que informasse o conteúdo da leitura.
Vemos que a igreja Católica influenciou em todas as áreas na Idade Media e se deparou com uma disputa entre a filosofia e a religião. De um lado estavam os humanistas racionalistas que cultivavam que homem seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural. E por outro lado os místicos que acreditavam que a razão humana era má e só seria desejável perder-se no nada divino.
O filme mostra uma posição má da igreja, abordando a violência nos assassinatos acontecidos misteriosamente, e até mesmo quando o filme mostra mulheres que se vendem aos monges em troca de comidas, e que muitas vezes depois são mortas.
Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural resgatou da antiguidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela igreja. No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário