segunda-feira, 29 de novembro de 2010

APO - Tropa de Elite 2

Professor Adriano Porto Maia
Disciplina: Informática

Tropa de Elite 2" põe em foco questões de segurança

Thiago Fernandes | A TARDE


Três anos depois, chega aos cinemas nesta sexta-feira, 8, a continuação do maior sucesso do cinema brasileiro dos últimos tempos. Com um investimento orçado em quase R$ 15 milhões, fora os custos de divulgação, Tropa de Elite 2 será lançado em 636 salas de exibição de todo o País e promete reacender as discussões sobre a questão da segurança pública brasileira.
O filme se passa 10 anos depois do primeiro e muda o foco da história, que passa do tráfico de drogas para a rede de corrupção que alimenta as milícias de policiais do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva concedida pela equipe do filme ontem na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, o diretor José Padilha destacou que, a exemplo do primeiro, um dos objetivos do projeto é mesmo provocar a discussão sobre a questão.
“A minha intenção é fazer cinema político, que interfira numa realidade e provoque uma reação”. Para conseguir esse objetivo, o roteiro de Tropa 2 é inspirado em episódios reais, retratando personagens que efetivamente se envolveram com a problemática das milícias cariocas nos últimos anos, inclusive discussões sobre o envolvimento de políticos na corrupção da estrutura policial.

Efeitos - “Eu fiz o filme para falar sobre o que eu vejo no Brasil, mas os problemas que ele relata sobre segurança existem também em outras áreas, como a saúde e a educação”, explica Padilha. Ele aponta que a discussão provocada pelo longa é positiva, mas se diz cético com relação a seus efeitos. “Um filme sozinho não muda a realidade, mas, se analisarmos vários trabalhos artísticos tomados em conjunto, aí, sim, pode fazer alguma diferença”, frisa.
No dia anterior, o filme foi exibido em pré-estreia para a imprensa e convidados. Esta foi sua única exibição antes de chegar aos cinemas, rigor que reflete uma das grandes preocupações dos produtores: a segurança para evitar a pirataria. “Ficamos traumatizados com o que aconteceu com o primeiro filme, por isso acabamos nos cercando de todos os cuidados possíveis para evitar que isso voltasse a se repetir”, afirmou o ator e coprodutor do longa Wagner Moura, que volta a encarnar o personagem  Roberto Nascimento, que aparece no novo filme 10 anos mais velho e já com a patente de coronel. 

NOME DO ATOR
PERSONAGEM DO FILME
Wagner Moura
Capitão Nascimento
Maria Ribeiro
Rosane
André Ramiro
André Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário